quinta-feira, 16 de julho de 2009

Iniciativa Popular













Há algum tempo venho avaliando uma forma de auxiliarmos nosso país, uma forma de extrair essa doença crônica chamada corrupção e forçar os nossos governantes a tomar iniciativas drásticas, afim de que os recursos aquiridos através dos impostos sejam finalmente utilizados para cumprir o papel para o qual foram verdadeiramente criados e pelo qual nos são cobrados com a urgência de um verdadeiro funeral e aí de nós se não os pagarmos.

Enfim, é frustrante ver que não existem muitas formas de exigirmos isso de nossos governantes, vejo apenas uma luz no fim do túnel, praticamente o único resquício de esperança para a nossa mal fadada nação. Essa luz se chama "Iniciativa Popular".


E o q vem a ser a "Iniciativa Popular"?
A iniciativa popular é um instrumento da democracia dieta que torna possível a população apresentar projetos de lei, para serem votados e eventualmente aprovados por Deputados e Senadores.

Segundo a Constituição brasileia de 1988 foi promulgada em 1988, é permitido a apresentação de projetos de lei pelos poderes Legislativo,Executivo e pela iniciativa popular. Para esse último caso, a constiruição exige como procedimento a adesão mínima de 1% da população eleitoral nacional, mediante assinaturas, distribuídos por pelo menos cinco estados.
Um fato importante até hoje, nenhuma proposta de iniciativa popular chegou a ser protocolada na Câmara dos Deputados devido a dificuldade e burocratização do processo. Apesar de inúmeras mobilizações terem acontecido, os projetos encaminhados pela iniciativa popular são adotados por um parlamentar ou pelas comissões, que garante sua tramitação no Congreso Nacional, assumindo assim a autoria do projeto.

O que estamos fazendo com a nossa bandeira?

Nos Estados Unidos da América a iniciativa popular é um instrumento político reconhecido no âmbito dos estados e no distrito federal, o Distrito d Columbia.
A Suiça se considera oficialmente uma "democracia semidireta", com o sistema representativo e de referendos e plebiscitos coexistindo; somente no cantão de Glarus e no semicantão Appenzell Innerrhoden a democracia é praticamente direta, com o Povo se reunindo ao ar livre no vilarejo para tomar decisões.
Mais da metade dos referendos realizados a nível nacional entre 1900 e 1993 - 52 porcento - tiveram lugar na Suiça.
Fonte:


Esta é a chance de todos nós brasileiros fazermos valer nossos direitos. É claro com um mínimo de bom senso e clareza, lembrando que a iniciativa deve ser tomada para beneficiar o maior número de pessoas possível. Já que para tornar válido a inciativa popular necessário se faz o voto de pelo menos 1% da população, isso em âmbito nacional. Para iniciativas populares a nível Estadual e Municipal a porcentagem varia de estado para estado, cabendo a nós pesquisarmos esses valores junto aos orgãos responsáveis de cada região.
Portanto, vamos propor iniciativas populares conscientes que venham a beneficiar nosso país como um todo, que venham a transformar a situação de nossa cultura, saúde e educação, para que possamos construir um país cada dia melhor e promover o desenvolvimento de nossas crianças, e nossos trabalhadores e da conforto e sossego aos nossos avôs e avós que já tanto sofreram as filas do INSS.

Por fim, indico-lhes alguns sites aonde vocês poderão en

cotrar algumas iniciativas populares vigentes e mais abaixo algumas curiosidades. Um Grande Abraço a todos!



Contra o Pedágio (Luta pelo direito irrestrito de utilização das vias públicas federais, o direito de ir e vir que nos prega a nossa própria Constituição Brasileira)

Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral


Credibilidade política






Campanha Ficha Limpa contra a candidatura de políticos em débito com a Justiça

Projetos de lei de iniciativa popular são raros no Brasil
Lei de Iniciativa Popular

Como se faz uma lei popular

Este último é só para ditrair, para que vocês vejam o porque de se ter seriedade e bom senso.


Projetos Bizarros

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Criados Celestiais e Malcriados Infernais - A polêmica da gênese celestial

Bem e mal, bem ou mal. Passei o dia a refletir acerca do conteúdo significativo destas palavras e no relacionamento das mesmas com outras tantas palavras de nossa maravilhosa língua portuguesa. Já a algum tempo um pensamento me incomoda e cada vez mais se acomoda em minha mente, não questiono aqui o pensamento ateísta e sim o religioso, porém não me declaro ateu e sim um buscador da verdade e profundo respeitador da religião em seu sentido latino do religare - religar o homem a Deus.
Enfim, Deus como grande pai onipresente, onipotente e absoluto criou tudo. Nisso inclui-se os homens, animais, plantas, o universo, as galáxias, os planetas, o bem, mal, as trevas, a luz, o céu e o inferno. Pois, ele é Deus o grande e único criador, visto que se dissermos que Deus apenas criou o bem, abrimos margem para a exitência de outros deuses, o que não é partícipe de nossa criação ocidentalista, já que só s orientais cultuam vários deuses.


Yin eYang - "Existem sombras na luz e luzes nas sombras."


Entendemos aqui que Deus criou tanto a luz quanto as trevas, pois a dualidade dá vida a estas duas substâncias universais, já que uma não poderá existir sem a outra, pois disto dependeria o próprio equílibrio universal. Como dizer que a luz existe sem contrapô-la as trevas? E como dizer o mesmo das trevas? Um cego poderia até nascer e se desenvolver aprendendo que as trevas em que vive se chamam "Luz", isso não seria a coisa-em-si é claro, sendo somente o nome de uma coisa qualquer, mas não a sua essencialidade, não alcançaria o âmago da coisa.


Usamos palavras para estabelecer um critério de comunicação, mas estas palavras se divergem nas mais diversas línguas. Saudade é uma palavra genuínamente brasileira ou seria um setimento genuínamente brasileiro? Em cada país uma forma de agir, uma maneira de pensar e um jeitinho de sentir. Olhamos para outros seres humanos, de outros países, com cultura diversificada da nossa e muitas vezes nos revoltamos com suas caracerísticas culturais, sendo que muitas vezes não entendemos nem mesmo a nossa própria cultura. Revoltados gritamos salvem os cãezinhos dos abate nos frigoríficos chineses e os Indianos gritam para o mundo salvem a grande deusa vaca do apetite voraz dos infiéis.


Toda grande religião se guiou por mentes humanas. Mentes egóicas que muitas vezes deturparam um ensinamento para beneficiarem a si mesmas. Crescemos acreditando e idolotrando essas falsas imagens, esses fariseus como nos diz a Bíblia e eles por sua vez nos dizem que o erro está em idolatar estatúas de pedra, sendo que essas estatúas de pedra te fazem relembrar de Deus e de teu caminho a todo instante, elas nos ajudam a buscar o bem para nós mesmos seja pela oração ou por qualquer outro caminho que a religião de cada um o permita trilhar. Cada religião tem muito a contribuir, assim como a ciência, a arte, a filosofia e etc. Devemos apenas nos amparar pelos príncipios que cada uma delas carrega e não nos entregar á imposição de um membro supostamente superior da mesma.

O bem e o mal também são uma criação de Deus, por um lado abençoa nossos acertos e por outro castiga nossos erros. E seus servos (anjos e demônios) cumprem seu papel da forma que lhes é ordenada. Por exemplo: Um seguidor fervoroso dos ditames divinos se vê em grandes apuros, cercado por marginais, Deus lhe manda um anjo protetor, porém para os bandidos esse anjo assume a forma de um demônio para afugentá-los para bem longe desse servo de Deus. Nas passagens de Jó, na bíblia, Satanás pede permissão para Deus para infligir a Jó, testá-lo, castigá-lo, tentando provar a Deus que sem coforto e sem saúde Jó não lhe seria mais fiel. Provando que o diabo não só teme a Deus como somente age sobre suas ordens.





Alguém me disse um dia que Lucífer era imperdoável aos olhos de Deus. Que absurdo! Que grande asneira! Já que Deus é o único verdadeiramente capaz de perdoar a todo e qualquer pecado de seus filhos, porque não perdoaria a Lucífer, aquele que foi o anjo mais querido e amado do pai. Se Lucífer verdadeiramente se arrependesse cessaria de existir o amor de Deus? Deus renegaria seus próprios ensinamentos? A troco de que? A dualidade é necessária já que compreender o mundo é eminetemente necessário para que o homem possa dar o passo seguinte, ir para além das dualidades, para além do bem e do mal.

Se um bandido, que é um cara mau, mata uma pessoa ficamos profundamente revoltados, mas se um mocinho mata um marginal, ele é herói. Foi assim com os americanos no Kwait, no Afeganistão, é assim nos filmes de cowboy. Para os americanos eles mesmos são grandes heróis e para o resto da humanidade assassinos sem coração. E o assassino é herói ou bandido? É bom ou é mal? Para o bandido ele é o mocinho, e o bandido é o outro e para o mocinho ele é o herói e outro é o bandido. Cada um vê a sua maneira e nós queremos sempre julgar, porém apontamos o cisco no olho dos demais e esquecemos de tirar a trave de nossos próprios olhos.

Portanto, existem dois exércitos, o das trevas e o da luz, e ambos seguem as emanações da divindade. Cada um tem uma função ou missão, como prefiram chamar e quem estabelece os critérios de tudo é Deus e cabe a todos nós encotrarmos o fio da meada, nos despirmos de nossos próprios pré-conceitos e lutarmos para alcançar a verdade.

Todos juntos, as igrejas como órgãos conclamadores da paz devem dar o exemplo e pregar o amor ao próximo e não o ódio às demais religiões, devem auxiliar o homem na compreensão do amor de Deus e não amordaçá-lo, confundí-lo e amaldiçoá-lo, pois esse não é o papel da religião ou instituição religiosa, pois o seu papel é ensinar, encaminhar, abrir os olhos e amar acima de tudo.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Indico esse filme, como extensão do texto anterior. As imagens são em preto e branco, mas o conteúdo ira colorir o dia de todos vocês e com certeza vos fará questionar sobre suas próprias ações em cada dia de suas vidas. Assistam e comentem!



A Felicidade Não Se Compra
(It's A Wonderful Life)

1946 - Drama


O diretor Frank Capra apresenta a história de um chefe de família prestes a se suicidar e que recebe a visita de seu anjo da guarda, que lhe mostra o que seria da localidade se ele nunca tivesse existido. Com James Stewart. Recebeu 5 indicações ao Oscar.

Ficha TécnicaTítulo Original: It's a Wonderful Life

Gênero: Drama

Tempo de Duração: 129 minutos

Ano de Lançamento (EUA): 1946

Estúdio: RKO Radio Pictures Inc. / Liberty Films

Distribuição: RKO

Direção: Frank Capra

Roteiro: Frances Goodrich, Albert Hackett e Frank Capra, baseado em estória de Philip Van Doren Stern

Produção: Frank Capra

Música: Dimitri Tiomkin

Direção de Fotografia: Joseph F. Biroc e Joseph Walker

Direção de Arte: Jack Okey

Figurino: Edward Stevenson

Edição: William Hornbeck

Elenco:

James Stewart (George Bailey)

Donna Reed (Mary Hatch Bailey)

Lionel Barrymore (Henry F. Potter)

Thomas Mitchell (William Bailey)

Henry Travers (Clarence Oddbody)

Beulah Bondi (Sra. Bailey)

Frank Fayden (Ernie Bishop)

Ward Bond (Bert)

Gloria Grahame (Violet Bick)

H.B. Warner (Sr. Gower)

Todd Karns (Harry Bailey)

Samuel S. Hinds (Peter Bailey)

Sheldon Leonard (Nick)


Sinopse:

Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas, é mandado à Terra, para tentar fazer George mudar de idéia, demonstrando sua importância através de flashbacks.

Retirado do site:
http://www.adorocinema.com/filmes/felicidade-nao-se-compra/felicidade-nao-se-compra.asp

Infinito Limitado - Consciência Irracional




Para começar este Blog resolvi colocar como primeira postagem o questionamento acerca do próprio tema que escolhi para o Blog. Infinito Limitado -Consciência Irracional. Um Assunto aparentemente amplo, mas o meu questionamento de certa forma sempre estará ligado ao ser humano como ente social, como ser participante de uma sociedade, seus aprendizados, problemas, dúvidas e sua imensa incapacidade de absorver conscientemente sua força interior mais profunda.



O tempo todo a gente se pergunta:


- Afinal de contas, onde está a suposta racionalidade que o ser humano tanto se vangloria de possuir?



E nos perguntamos isto porque felizmente a cegueira ainda não apanhou a todos, pois somos capazes ainda de vislumbrar o mundo de uma forma geral. E olhando como está o mundo e em que pé as coisas tem andado, podemos verdadeiramente questionar se é racional desmatar, sendo que as matas são as principais responsáveis por nossas vidas? Será racional fazer queimadas, sabendo que isto prejudica a saúde de tantos? Será racional fumar em um ambiente aonde tantos não fumam? Porque alguns fumantes em sua louca sina suicida insistem em levar consigo tantos outros? E ainda acham ruim quando as pessoas os questionam, mas quem quer morrer são vocês, não somos nós. Ao contrário, queremos vida, a buscamos a cada dia, apesar de muitas vezes acreditarmos que ela realmente está findando.


Interiormente carregamos uma infinitude de possibilidades, uma força descomunal nos rege quando verdadeiramente decidimos seguir em frente, porém nos limitamos, seja pelo meio em que crescemos, vivemos ou aprendemos. Tudo pode ser parte da formação de nossa personalidade e cabe a cada um de nós aprender a sair de nossos próprios infernos. Infelizmente crescemos muitas vezes sem obter as informações necessárias para um convivio em sociedade, muitas vezes aprendemos dando cabeçadas nas paredes. A escola não nos ensina sobre a vida, talvez um ou outro professor nos dê uma dica sobre como viver, mas no geral aprendemos a ler, escrever e passar no Vestibular. E as coisas obvias do dia-a-dia, aquelas que todos acham que a gente sabe, isso não nos é ensinado.



Talvez aprendamos a sentar corretamente, mas não o porque de sentarmos corretamente. Vocês sabiam que não devemos deitar de bruços? É a pior forma de nos deitarmos. Descobri isso talvez um pouco tarde, porém errando também a gente aprende, e no nosso país isso parece ser uma constância, tanto que o ditado "É errando que a gente aprende" parece ser genuinamente brasileiro. Levando em conta a nossa política e as formas pelos quais são geridos nossos recursos naturais, temo não sobrar muito tempo para aprender muita coisa, já que é imenso o buraco na camada de ozônio e os fenômenos naturais estão cada vez mais em voga, se trans formando até em fenômenos atuais.


Diante de tanta estupidez eu me sinto um inútil por ser tão conivente com isso tudo e me pergunto o que podemos fazer para mudar esse quadro. E na democracia em que vivemos a única luz no fim do túnel me parece ser as iniciativas populares. Por isso, se apresentarem pra vocês uma proposta capaz de mudar a situação social e auxiliar na manutenção da natureza, sendo essa uma proposta fidedigna e bem intencionada, pensem bem, avaliem e não deixe de participar, talvez sejam as únicas oportunidades que teremos de participar de algo verdadeiramente relevante e útil. E finalmente mudarmos a nossa própria condição de conscientemente irracionais para conscientemente racionais, sabendo verdadeiramente que podemos mudar a situação do lugar aonde vivemos e não mais aceitar tudo o que é pronto e acabado.


Portanto, busquemos internamente as respostas às nossas perguntas e aprendamos a viver verdadeiramente em harmonia com as pessoas e com a natureza. Muitas vezes um simples gesto é capaz de mudar o mundo, assim como uma mera semente se transforma em uma árvore que por sua vez é capaz de gerar milhares de outras sementes e assim reflorestar o planeta, nossas boas atitudes são sementes que crescem e geram mais sementes e são capazes de atingir uma infinidade de pessoas. Bons exemplos, geram bons exemplos, nos levam a raciocinar sobre a vida e sobre nos mesmos e nos permitem sermos homens e mulheres de verdade, capazes de gerir e gerar vidas e auxiliar no bom desenvolvimento da família, da sociedade e do mundo.